Óleo essencial para acne

São chamadas de acnes, aquelas espinhas e cravos que aparecem devido a inflamação das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceo (estruturas que se formam na cavidade dos pelos), que secretam substâncias maléficas para o corpo e liberam através do sebo para proteger a pele. É mais comum aparecer no rosto, porém, também pode aparecer no pescoço, ombros, braços, peito e nas costas.

Os sintomas são cravos e espinhas, irritação na pele, coceira e em casos mais graves a inflamação pode piorar a ponto de formar cistos e nódulos. A acne também pode deixar cicatrizes, além de abaixar a autoestima, as vezes levando a depressão, por causa da má aparência.

 

Normalmente aparece em adolescentes e jovens devido a transição hormonal, que é considerado um fator agravante, porém também ocorre em bebês, crianças, e pessoas acima dos 30 anos devido situações específicas que causem a acne. Mas, você pode evita-la e até mesmo trata-la com óleo essencial para acne.

 Tipos de Acne

  • Em recém-nascido: Pode acontecer nos bebês recém nascidos, por ser causado pela liberação de hormônios passados pela placenta da mãe ou pelo estresse na hora do parto. São inflamações leves, que desaparecem de forma espontânea.
  • Infantil: Aparecem a partir de um ano e meio e vão até os 2 anos de idade, podem ser causadas pelo nível hormonal elevado mais que o normal.
  • Vulgar: Mais conhecida por todos, por dar em adolescentes e jovens.
  • Cística: a acne conglobata cística aparece principalmente em jovens homens, é mais difícil de ocorrer. São espinhas grandes que se formam, além de serem mais graves e normalmente deixarem cicatrizes.
  • Fulminante: a acne conglobata fulminante aparecem mais em meninos passando pela adolescência. É o aparecimento de grande quantidade de espinhas em um curto espaço de tempo, as vezes pode parecer sintomas como febre, dores musculares e nos ossos e deixam cicatrizes na pele.

 

Fatores Agravantes

  • Puberdade (grande liberação de hormônios sexuais);
  • Gravidez e período menstrual e síndrome do ovário policístico (variação hormonal no corpo da mulher);
  • Exposição ao sol por longo tempo (os poros se dilatam acontece a queimadura solar);
  • Determinados medicamentos (corticoides, andrógenos e remédios que tem base de lítio);
  • Alimentação (muito gordurosos ou ricos em carboidrato);
  • Pele oleosa (cremes e maquiagens com muito óleo);
  • Estresse excessivo e depressão (reduz o funcionamento do sistema de defesa);

 

Tratamentos com óleo essencial para acne

 

 

O óleo essência de Melaleuca (Tea Tree) é o único que pode ser aplicado diretamente sobre a pele. Ele possuí propriedades antissépticas, antiviral, antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, anti-infecciosas, cicatrizante, além de ter efeito rejuvenescedor e revitalizante à pele. Por isso, normalmente o Melaleuca é usado para tratamentos para a pele, apresentando resultados surpreendentes em poucas semanas.

 

Aplicação direta

Aplique uma gota do óleo essencial de Melaleuca em um cotonete e esfregar em cima da espinha, cravo, mancha ou cicatriz e deixe agir por algumas horas ou até mesmo usar antes de ir dormir, porém, antes do uso certifique-se que a pele está bem limpa e seca.

Tratamento

Misture 3 gotas de óleo Tea Tree essencial em 1 colher de sopa de gel aloe vera ou mel, misture bem e guarde um recipiente que você sempre possa usar para aplicar sobre as espinhas, cravos ou manchas. Deixe agir por algumas horas ou até mesmo usar antes de ir dormir, porém, antes do uso certifique-se que a pele está bem limpa e seca.

Máscara Facial

Misture 4 gotas de Melaleuca em 2 colheres de sopa de pó de argila verde, acrescente água mineral até virar uma pasta e misture bem. Aplique a máscara no lugar com acnes e deixe secar a

máscara por 20 minutos. Retire com água morna e seque.

Misture 4 gotas de óleo com uma colher de chá de óleo vegetal e uma fatia de tomate muito fina. Misture até que vire uma pasta e aplique sobre o lugar afetado com acnes e deixe agir por 10 minutos. Retire com água morna e seque.

Misture 5 gotas de óleo com 3 colheres de sopa de iogurte, misture e aplique sobre a região afetada com acnes e deixe agir por 20 minutos. Retire com água morna e seque.

Esfoliante

Misture meia xícara de chá de açúcar, 1 colher de sopa de mel e 10 gotas de óleo de Melaleuca. Mexa bem e aplique sobre o rosto húmido fazendo movimentos circulares por 5 minutos. Retire com água morna e seque. Se sobrar a solução, você pode armazenar em algum recipiente com tampa, pois o óleo e o mel são conservadores.

Hidratante

Adicione 10 gotas de óleo essencial de Tea Tree em 100 ml de creme base e aplique no lugar agredido pela acne.

Sabonete

Acrescente de 3 a 6 gotas de óleo essencial no seu sabonete líquido, misture e use no local afetado pelas acnes.

Banho

Adicione 10 gotas de óleo de Melaleuca ou Laranja Doce e também pode misturar os dois (dentro da quantidade indicada), na banheira quando estiver cheia, espere o óleo diluir na água e fique emergido por no mínimo 20 minutos.

 

Viu quantas soluções tem para poder tratar as acnes e ainda ajudar na cicatrização da pele? Você pode ficar revigorada e sempre linda!

óleo essencial de Melaleuca e também cuida da pele, além dos óleos trazerem outros benefícios para o corpo e mente, como fortalecer a imunidade, combater a caspa, ajuda em lesões e é analgésico. E o óleo essencial de Laranja Doce ajuda a emagrecer, combate a retenção de água, tem feito reanimador, é antidepressivo, e ajuda com problemas gástricos.

 

Comentários:

Leave a Comment

Your email address will not be published.